União da Vitória tem a segunda mais alta estátua de Jesus Cristo do país

Morro do Cristo foi revitalizado em 2017 na gestão de Santin Roveda e contará com o Café do Mirante, iniciado pelo ex-prefeito

Morro do Cristo (Foto: Junior Guimarães/RSN)

Ir a União da Vitória e não enfrentar 224 degraus para chegar aos pés de Jesus Cristo é o mesmo que ir a Roma e não conhecer o Vaticano. Padroeiro do município, a imagem de Jesus Cristo é a segunda maior do Brasil, perdendo apenas para o Cristo Redentor no Rio de Janeiro.

De acordo com o ex-prefeito Santin Roveda, a estátua possui 27 metros de altura, sobreposta num pedestal de seis metros. Inaugurada 8 de junho de 1968, o conhecido Monte do Cristo passou por revitalização em novembro de 2017. Assim, subir a escadaria para chegar ao topo do morro, por si só já é uma penitência. Afinal, no percurso há as 14 estações da Paixão de Cristo ao lado direito da escadaria, para quem sobe o morro.

Entretanto, ao chegar no local, o cenário revigora. Além do vento que refresca o calor acumulado pela subida, você tem União da Vitória aos seus pés. Todavia, além de ser uma atração turística, é também um local onde as pessoas fazem e cumprem promessas. É um acalanto para os fiéis em tempos da pandemia da covid-19.

CAFÉ MIRANTE

Conforme Santin Roveda, uma das principais obras no entorno do Morro do Cristo é a pavimentação asfáltica em várias ruas de acesso e do bairro. Entretanto, o maior diferencial é o ‘Café Mirante’, que está sendo construído com recursos do Ministério do Turismo. De acordo com o ex-prefeito, trata-se de um obra de R$ 381.037,15. A contrapartida do município é de R$ 100.832,20.

De acordo com o projeto, a construção começou em 9 de dezembro de 2020 e a conclusão está prevista para 9 de julho deste ano. “Essa obra é uma demanda da comunidade. É um local onde as pessoas poderão tomar café, suco, comer um salgado. E ainda comprar souvenir. Portanto, trata-se de um espaço que vai gerar emprego e renda”.

Segundo o atual prefeito Bachir Abbas, cerca de 40 mil visitantes. “Aqui vamos fazer além do Café Mirante também terá uma tirolesa. Teremos também outras novidades numa parceria com as entidades que atuam no setor do turismo e fortalecendo a economia nesse setor”, disse na ocasião do início da obra.

O ex-prefeito Santin Roveda (Foto: Reprodução RSNTV/YouTube)

E tão logo passe a pandemia, o local voltará a sediar atividades esportivas. “Já promovemos desafio de bike que atraiu grande número de pessoas de outras cidades”, afirmou Santin Roveda.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

INCLUSÃO

Melina conhece as belezas de Foz do Iguaçu por meio de sensações

E AÍ, QUE TAL PARTICIPAR?

Tem uma história bacana para contar sobre Foz do Iguaçu?

GUARAPUAVA TERRA DO TURISMO

Jornalistas do RS conhecem potencial turístico de Guarapuava

Comentários