A dica é olhar para o céu: nesta segunda tem a ‘superlua rosa’

Para que possa observar melhor a superlua o ideal é estar no ponto mais alto da cidade. Ou num local onde tenha uma visão livre do horizonte

Superlua de abril de 2020 feita em Atenas, na Grécia (Foto: Site Olhar Digital)

Os amantes da Lua devem olhar para o céu na noite desta segunda (26). Logo após o pôr do sol já será possível ver a superlua, a primeira deste ano. De acordo com ‘Olhar Digital’ o fenômeno estará visível durante toda a noite. E será possível ver de Guarapuava.

Conforme o astrólogo Richard Nolle, que criou o termo em 1979, uma superlua é qualquer lua cheia que ocorre enquanto a Lua está a 90% ou mais de sua maior aproximação da Terra. Trata-se do chamado Perigeu. Isso faz com que ela pareça até 15% maior e 30% mais brilhante do que o de costume. O perigeu ocorre regularmente a cada 28 dias. Entretanto, a ocorrência da Lua cheia no momento exato é mais rara. Em 2021 isso só será possível duas vezes, nesta segunda e em 26 de maio. Nessa noite ela estará ainda mais próxima de nós.

Apesar de ser chamada de “superlua rosa” (Super Pink Moon) nos EUA, ela não tem uma cor diferente. “O nome vem de tribos indígenas que marcavam a passagem do tempo pelas luas cheias”. Como explica o ‘Olhar Digital’, cada uma tinha um nome específico. Assim,  a de abril é ‘rosa’ porque surge na mesma época que as flores róseas da Phlox Subulata, uma planta selvagem norte-americana.

COMO VER MELHOR

Para que você possa observar melhor a superlua o ideal é estar no ponto mais alto da cidade. Ou ainda em outro local onde tenha uma visão livre do horizonte. Assim, longe de prédios e árvores a Lua pode aparecer maior do que de costume. Entretanto, segundo o ‘Olhar Digital’, nada te impede de observar a superlua quando ela estiver alta no céu. Todavia, o efeito será menor.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

PRESENTEANDO QUEM AMA

Portal RSN e parceiros lançam sorteio cultural de Dia das Mães

COMEMORAÇÃO

Dia da Sogra: genros e noras recordam momentos e mandam mensagens

OPORTUNIDADE

Vivência Dia das Mães Ikebana Sanguetsu ocorre on-line

Comentários