Bruna Thimoteo lança o single ‘A benção da travessia’

Conforme Bruna, a música fala de um tempo de travessias e da possibilidade de levar as despedidas e recomeços de forma alegre.

Bruna Thimóteo lança o single ‘A benção da travessia’ (Foto: Dani Leela)

*Reportagem com vídeos

A quarentena e o isolamento social geraram mais um trabalho da cantora guarapuavana Bruna Thimoteo. Ela lança o segundo single, depois de já ter  lançado a primeira música solo ‘A Grande Mãe’ no ano passado.

Agora, a nova música, ‘Benção da Travessia’, traz elementos e referências da mpb e de ritmos afro-brasileiros. De acordo com a cantora, produzida pelo músico e produtor musical Preto Martins, Benção da Travessia chega contando uma história que se utiliza dos timbres e das escolhas rítmicas feitas por ela e por Preto.

Nós queríamos que a música tivesse a energia da Terra, de chão batido, de alegria quando a gente tá em roda cantando e dançando. Por isso escolhemos as referências da mpb e dos ritmos afro-brasileiros, que são sonoridades que gosto muito e me conectam a um lugar bonito dentro de mim. 

Conforme Bruna, a música fala de um tempo de travessias e da possibilidade de levar as despedidas e recomeços de forma alegre. Assim, tocando na conexão que Bruna possui com Gaya (mãe natureza), os elementos e os seres que a guiam, como Oxum, mãe das águas doces. Também em busca de encontrar caminhos guiados pelo Amor, a compositora pede as bençãos das anciãs (avós) para seguir caminhando no mundo de forma leve e firme.

“Sem chão a gente não sai do lugar, é difícil caminhar sozinho e é fácil cair na ilusão que estamos sozinhos. ‘Benção da Travessia’ fala um pouco desse chão cultivado pelos ancestrais, pelo povos originários, pela proteção das matas e dos rios. Esse chão que falo é sobre criar raízes no amor e estar em harmonia com as bençãos que nos dão pelo caminho. É ter a consciência que jamais estaria sozinha. Que a estrada é longa e a proteção é firme, tipo Bethânia quando diz ‘Não mexe comigo, que eu não ando só’.

A música ainda conta com a participação especial de suas duas avós, Francisca (materna) e Lurdes (paterna) a abençoando no final. Como principais influências musicais para esse projeto Bruna cita artistas como Serena Assumpção, Luiza Lian e Metá Metá.

ARTE NA QUARENTENA

Estando em isolamento social desde março, no início da quarentena, Bruna procura por intermédio da sua expressão artística se adaptar a essa nova realidade. Para isso, se utiliza da arte para que o dia a dia se torne mais leve.

“Estou em casa desde o início da quarentena, já fazia home-office maior parte do tempo e com o isolamento isso aumentou para praticamente 100%. No início foi difícil entender como me adaptar ao que estava acontecendo, já que o setor artístico foi um dos mais afetados economicamente com a suspensão das atividades para público. Tenho o privilégio de poder estar em casa nesse momento, então tenho procurado formas da arte me ajudar com a saúde mental e emocional. Lançar Benção da Travessia agora foi um suspiro, uma necessidade de contato com o mundo externo que acabou acontecendo”.

Conforme Bruna, com o novo coronavírus ficou evidente que a arte é um pilar importante para a sustentação de uma sociedade saudável, tanto para a sanidade mental das pessoas quanto para a saúde econômica do país.

“Ser artista no Brasil é uma dor e uma alegria, assim, tudo junto. Quem sabe com esse novo cenário as pessoas percebam o quanto a arte é importante e necessária e quanto os artistas são profissionais que como qualquer outra profissão precisam estudar, se dedicar e trabalhar muito”.

PRÓLOGO

A música recebeu um curta documental antes de seu lançamento, chamado “Prólogo Benção da Travessia” trazendo um poema redigido pela artista e com imagens captadas aqui em Guarapuava no Parque das Araucárias e Parque do Jordão em 2018, o curta foi produzido e dirigido por Bruna.
O filme traz uma linguagem minimalista, com fotografia quente, traz a sensação de aconchego e proximidade, elementos utilizados para passar um pouco da forma como Bruna se relaciona com a natureza, com a sua Grande Mãe, como a chama.

FUTURO

Com o objetivo de produzir o primeiro EP, Bruna se diz confiante e feliz com o andamento da carreira.
Além do projeto autoral a cantora também faz parte do duo Mirra, que acaba de lançar seu segundo single “Algo”. Junto com Preto Martins o duo mistura música brasileira a gêneros ligados à cultura afro-brasileira.

BENÇÃO DA TRAVESSIA

‘Bênção da Travessia está disponível em todas as plataformas digitais’. Mas conheça o prólogo no vídeo abaixo.

SERVIÇO

Produção Musical: Preto Martins
Mix e Master: Preto Martins

Capa colagem: Camila Lozeckyi
Fotografia: Dani Leela, feminino essencial

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

MÚSICA

MC Fioti lança funk que promete virar 'hit' da vacinação

IMAGEM

Matysiak concorre ao 'Oscar da Fotografia' com foto polêmica

DANÇA

Bailarinos de Guarapuava participam de festival on-line

Comentários