Termina hoje (22) as inscrições para o Encceja 2020

O exame serve para conceder o diploma de conclusão do ensino fundamental ou médio para quem que não conseguiu obter na idade adequada

Termina hoje (22) as inscrições para o Encceja 2020 (Foto: Arquivo/Agência Brasil)

Termina nesta sexta (22) o prazo para a inscrição no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020. A aplicação das provas para o ensino fundamental e médio será no dia 25 de abril deste ano e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal. A inscrição pode ser feita pelo site.

Conforme a Agência Brasil, o exame serve para conceder o diploma de conclusão do ensino fundamental ou médio para os jovens e adultos que não conseguiram obter na idade adequada. Contudo, desde que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental. E no mínimo, 18 anos completos no caso do ensino médio, na data do exame. De acordo com o Ministério da Educação, a participação no Encceja Nacional 2020 é voluntária, gratuita.

O EXAME

Além disso, o exame constituiu em quatro provas objetivas, de acordo com o nível de ensino. Assim, contendo cada uma 30 questões de múltipla escolha nas áreas de Ciências Naturais, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, História e Geografia. O candidato também será avaliado por meio de uma redação.

Conforme o edital do Encceja, o participante inscrito que não comparecer às provas de todas as áreas do conhecimento e quiser participar do Encceja 2021 deverá justificar a ausência. Todavia, caso o participante não justifique a ausência, ele deverá ressarcir um valor determinado pelo ministério, conforme orientações divulgadas no site.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

NA CONTRAMÃO

Em 'live', Bolsonaro critica o uso de máscaras e o isolamento social

EM FOZ DO IGUAÇU

Bolsonaro diz que aposta em Silva Luna na presidência da Petrobras

ACERTO DE CONTAS

Contribuinte já pode baixar Programa de Declaração do IR 2021

Comentários