Praça da Ucrânia terá monumento esculpido com ícones da cultura

Um 'Tryzub' com haste, uma estátua de dança ucraniana e outros símbolos serão esculpidos em homenagem à cultura da Ucrânia em Guarapuava

Praça da Ucrânia terá monumento esculpido com ícones da cultura (Foto: Sabrina Ferrari/RSN)

Um cercado de tapume na rótula da Praça Ucrânia em Guarapuava desperta a curiosidade das pessoas. Dentro, o esboço de uma escultura que lembra as cúpulas da Igreja Assunção de Nossa Senhora, do rito ucraniano.

Entretanto, o monumento que está sendo construído é uma homenagem à cultura ucraniana. Trata-se de uma demanda da comunidade da Paróquia ao ex-prefeito Cesar Silvestri Filho. A obra começou no fim do mandato em 2020.

Conforme as informações que constam no edital desta semana para contratação de empresa, ícones da cultura estarão sendo expostos. Trata-se um ‘Tryzub’ com haste, ou o brasão da Ucrânia com armas. E ainda uma estátua de dança ucraniana também fará parte do monumento. Além de um modelo em relevo da Igreja Ucraniana de Guarapuava, e outro da Catedral de Santa Sofia de Kiev. E ainda o relevo de uma Penseka, e de um Cossaco – que é um nativo da Ucrânia.

Ainda segundo o edital, haverá também a pintura em resina Epóxi do mapa do Brasil e outro da Ucrânia. Entretanto, o projeto prevê a base de concreto circular com abóbada de concreto. Já o revestimento será de pastilhas com detalhes em mosaico. Conforme o edital, essa obra de arte deverá estar concluída até 31 de março deste ano.

A CÚPULA

Envoltas em curiosidades e arte, as cúpulas bizantinas são feitas artesanalmente em aço inox ou alumínio. De acordo com a tradição, o ‘esqueleto’ é confeccionado em madeira ou metal e cobertas com o material escolhido.

A cúpula das igrejas ucranianas guardam simbologias bastante ricas. Conforme descreve o livro ‘Igrejas Ucranianas’, o formato geralmente arredondado e octogonal simboliza a chama de uma vela que conduz ao céu. E se você passar em frente à Igreja Assunção em Guarapuava e olhar para cima, saberá que uma única cúpula significa a fé em um único Deus. Enquanto três cúpulas indicam a Sagrada Família. Ou ainda a fé na Santíssima Trindade. Agora, se houver cinco, elas sinalizam Cristo cercado pelos quatro evangelistas. Do lado de dentro, elas ainda reproduzem a abóboda celeste.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

AVANÇO

Em apenas um dia, Guarapuava confirma 4 mortes por covid-19

ATENÇÃO

5ª Regional de Saúde registra primeiro caso suspeito de Zika Vírus

FOLIA DO BEM

Shopping 'Cidade dos Lagos' entrega doações à Associação Canaã

Comentários