PC faz dia de paralisação por melhores condições de trabalho no Paraná

Em Guarapuava 26 policiais civis participam da paralisação. Estão mantidos serviços essenciais como flagrantes e medidas protetivas

Em Guarapuava 26 policiais civis participam da paralisação. Estão mantidos serviços essenciais como flagrantes e medidas protetivas (Foto: Polícia Civil)

*Reportagem com vídeo

O Sindicato das Classes Policiais Civis do Estado do Paraná (SINCLAPOL) convoca filiados e policiais civis do Paraná, para uma paralisação nesta segunda (3) em todo o Estado. De acordo com a Polícia Civil, em Guarapuava 26 profissionais participam da paralisação que começou às 9h e termina às 18h.

Contudo, serão mantidos os serviços essenciais como flagrantes, situações de medidas protetivas nos casos de violência doméstica e atendimentos em locais de morte. Ainda conforme a PC, estão mantidos os agendamentos de depoimentos marcados para esta segunda na delegacia de Guarapuava. Os demais serviços, ficam suspensos até o fim da paralisação.

REIVINDICAÇÕES

De acordo com o presidente do SINCLAPOL, Kamil Salmen, esta é a segunda paralisação. A finalidade é conscientizar a população das condições precárias da Polícia Civil do Paraná. “Policial sozinho atende telefone, faz investigação, vai até o local do crime, leva intimação, dá comida para os presos, leva preso ao dentista e para o médico. Já tivemos caso de policial civil morrendo sozinho no plantão à noite”.

Ainda conforme o presidente do sindicato, a sobrecarga de trabalho e as condições precárias têm causado problemas psicológicos entre os profissionais. E desse modo, aumento dos casos de suicídio. Além disso, ele afirmou que as delegacias estão abertas na pandemia, e muitos policiais civis se contaminaram. “Temos policiais nas UTI’s, policiais morrendo de covis-19”.

Por fim, Salmen lembrou da precariedade enfrentada pelos policiais e da defasagem salarial. “As viaturas estão caindo aos pedaços, e os salários estão defasados. Assim, os policiais não recebem reajuste salarial desde 2016.”

VEJA O VÍDEO

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Relacionadas

DENUNCIE IRREGULARIDADES

Ouvidoria recebe denúncias sobre medidas de proteção no fim de semana

TALENTOS PARANAENSES

34º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia tem inscrições até junho

INFRAESTRUTURA

Governador vistoria pavimentação da PR-239 que liga Pitanga e Mato Rico

Comentários