Otacília Rodrigues: a mulher de cinco mil vidas

Parteira é homenageada pela Secretaria de Educação de Guarapuava

Com o intuito de dar voz às pessoas que fizeram pela comunidade, a Secretaria de Educação, presta uma linda homenagem a parteira Otacília Rodrigues Fernandes que trouxe, aproximadamente, cinco mil vidas ao mundo. Ela faleceu há cinco anos.

Mesmo sendo uma pessoa semianalfabeta, humilde e muito simples ela tinha muito conhecimento de vida e muito amor a passar. Sem estrutura financeira e sem esperar nada em troca sempre tratou com carinho àquelas que necessitaram de sua ajuda e profissionais que abraçaram a causa, seja financeira ou por vocação atendem uma mãe na hora em que ela mais precisa de conhecimentos adequados para dar à luz.

Ela nasceu em São Miguel, Distrito de Irati, em 19 de outubro de 1919. Logo aos 15 anos casou-se e realizou seu primeiro parto, no interior, sem recursos. Otacília era voluntária no Hospital Doutor Siqueira, ajudava mulheres nos primeiros dias após o nascimento de seus bebês.

Dona Otacília trouxe mais de cinco mil bebês à vida, durante sua vida teve nove filhos, 43 netos, 19 bisnetos e 3 tataranetos. Foi madrinha de mais de mil afilhados.

O novo Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) no bairro São Cristovão leva o nome da parteira, que pode de perto, continuar fazendo parte da vida das crianças.

(Colaboração: Geovana Jonsson Kuster)

Relacionadas

RECESSO

Shopping está com atendimento especial na Praça de Alimentação

ARRASANDO

Com crescimento de 14%, Paraná amplia liderança na produção de tilápias

CONTRA A COVID-19

Fiscalização 'fecha o cerco' e multa quem descumpre decreto

Comentários