Municípios da Região iniciam vacinação contra a covid-19

A vacinação começou ontem (19) e as primeiras pessoas vacinadas na Região são da área da saúde e são linha de frente contra a covid-19

Municípios da Região iniciam vacinação contra a covid-19 (Foto: Secom/Prefeitura de Irati)

Com a chegada das vacinas contra a covid-19 nessa terça (19) para a 5ª e a 4ª Regional de Saúde, alguns municípios da Região já começaram a vacinação. Em Irati, Laranjeiras do Sul, Boa Ventura de São Roque, Prudentópolis, entre outros, as primeiras pessoas vacinadas são da área da saúde e fazem parte da linha de frente contra o vírus. Outros municípios ainda estão se preparando para começar a imunizar a população.

IRATI

Em Irati, na primeira etapa serão 1.437 pessoas a serem vacinadas. De acordo com o Portal Clique, o primeiro a receber a dose foi o médico e provedor da Santa Casa de Irati, Ladislao Obrizut Neto. A aplicação foi feita pela técnica em enfermagem, Adriana dos Passos.

As doses desembarcaram no aeroporto de Guarapuava, onde foram recebidas pelo diretor da 4ª Regional de Saúde, Valter Trevisan, pelo prefeito de Inácio Martins e presidente da Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (Amcespar), Junior Benato e pela prefeita de Fernandes Pinheiro e diretora do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS), Cleonice Schuck.

A cerimônia em Irati contou com representantes dos nove municípios que integram a 4ª Regional. Além das doses da vacina, cada um levou os insumos que foram disponibilizados pelo Governo do Estado e chegaram a Irati no último domingo (17). O primeiro vacinado ressaltou que os cuidados devem ser mantidos pela população, como o distanciamento social, uso de máscaras e higienização constante das mãos até que a pandemia seja controlada.

Estamos no início, imunizando aqueles que cuidam de quem está doente. A vacina vem para fazer o tratamento, curar e evitar que o vírus se propague.

Conforme Obrizut, é necessário que 70% da população esteja imunizada para que a circulação do vírus seja controlada. “Até lá devemos nos proteger”. Ele também afirma que todos os profissionais de linha de frente ao combate a covid-19 serão vacinados na Santa Casa.

LARANJEIRAS DO SUL

Em Laranjeiras do Sul, a primeira a receber a dose foi a enfermeira chefe do setor de epidemiologia, que coordena as equipes da linha de frente, Patricia Massuqueto.

Logo depois também foram vacinados o médico, que atende na unidade da Barão e também no Hospital, Gerson Geraldo Nogueira e a técnica de enfermagem Claudete Maria Fávero. Emocionada, Patricia afirmou que se sentiu representando todos os profissionais da enfermagem. “Essa é uma esperança que vem a somar com todas as medidas preventivas que estamos tomando”.

Laranjeiras do Sul recebeu mais de 400 doses da vacina. De acordo com a Rádio Educadora FM, nesse primeiro momento serão vacinados 195 trabalhadores da saúde. Assim, 33 pessoas que trabalham ou moram na casa de repouso São Francisco Xavier e 175 indígenas.

BOA VENTURA DE SÃO ROQUE

(Foto: Abel Walter)

Em Boa Ventura de São Roque, município da 5ª Regional de Saúde de Guarapuava, a primeira a tomar a vacina foi a Rosimery Aparecida Dalzotto. Rosimery é auxiliar de enfermagem e atua na saúde há 24 anos, sendo também linha de frente no combate do vírus. Já a enfermeira Amanda Terra foi a segunda a ser vacinada no município.

Por fim, Miriam Duarte, técnica de enfermagem que aplicou as doses, sendo a terceira vacinada.

PRUDENTÓPOLIS

(Foto: Secom/Prefeitura de Prudentópolis)

Já em Prudentópolis, a vacinação começou nesta quarta (20) e a primeira a receber a vacina foi a enfermeira Solange Kuchla Beledeli, de 42 anos. Solange é a enfermeira responsável pelo Centro Municipal de Saúde. Neste primeiro lote, a Prefeitura recebeu 445 doses e a prioridade será para profissionais da saúde que estão atuando na linha de frente contra o coronavírus e idosos das ILPI’s (Asilos), que serão vacinados “in loco”.

Os próximos a serem vacinados serão os idosos de 75 anos ou mais e os demais profissionais de saúde, no sistema “Drive Thru”. A vacinação ocorrerá no Ginásio de Esportes Gilmar Agibert para os moradores da área urbana e com equipes volantes de vacinação para as áreas rurais, com datas e horários a serem divulgados.

VIRMOND

(Foto: Secom/Prefeitura de Virmond)

Em Virmond, a auxiliar de enfermagem, Maria Luci Neuls de 59 anos foi escolhida como forma de homenagem pela equipe para receber a primeira dose. Além da dedicação e carisma com todos, ela está há 24 anos trabalhando na sala de vacinas da unidade Padre Antônio Gallo.
De acordo com o prefeito Neimar Granoski, foram apenas 26 doses destinadas aos profissionais que estão trabalhando na linha de frente.
“Em estatísticas, não fica diferente das demais cidades do nosso país. Graças ao trabalho em equipe e a conscientização da população, somos um dos municípios que menos tem casos ativos no Estado e no Brasil. Se precisarmos adquirir mais vacinas após a produção e liberação, estamos preparados para imunizar toda nossa população. E neste momento a melhor prevenção é a população continuar nos ajudando”.

PITANGA

(Foto: Secom/Prefeitura de Pitanga)

A primeira profissional de saúde a ser vacinada em Pitanga contra a covid-19 foi a Natália, Coordenadora da Vigilância Epidemiológica. Ela é integrante do grupo de risco, ela está trabalhando na linha de frente desde o inicio da pandemia.
Além disso, as enfermeiras Marli, Eloisa e Simone, infelizmente perderam entes queridos para o coronavírus, e também foram as primeiras a receber doses da vacina. A primeira fase da vacina será encerrada ainda hoje (20) no município, que recebeu 258 doses.

NOVA LARANJEIRAS

(Foto: Secom/Nova Laranjeiras)

A enfermeira Josiana Lenvinski que atua na linha de frente é a primeira a ser vacinada em Nova Laranjeiras. Ela também é moradora da comunidade Xagu há 36 anos e atua na ESF Xagu. Conforme Josiana Lenvinski, a vacina é uma esperança de dias melhores para nós profissionais e famílias de Nova Laranjeiras. “Como profissionais na linha de frente, comemoramos essa vitória e seguimos confiantes para futuramente estarmos retomando a normalidade de nossos dias”.
Nesta primeira etapa, somente profissionais da saúde e a população indígena serão imunizadas.

TURVO

(Foto: Secom/Prefeitura de Turvo)

Em Turvo, a primeira a ser vacinada foi a enfermeira Fernanda Caroline Zambruski, que trabalha na linha de frente, fazendo a coleta de testes para covid-19. Na sequência, os demais profissionais de saúde estarão sendo vacinados. Além disso, a vacinação também foi iniciada nas Aldeias Indígenas do município.

PINHÃO

(Foto: Secom/Prefeitura de Pinhão)

Durante a tarde de hoje (20), a Dr. Mariane Cristina de Oliveira de 32 anos foi a primeira a ser vacinada em Pinhão. Ela é médica e atua como clinica geral, sendo linha de frente na pandemia.

Outros municípios pertencentes a Regional de Guarapuava ainda não divulgaram o início da vacinação.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

REBELIÃO

Presos divulgam em redes sociais imagens de rebelião em cadeia em Irati

PANDEMIA DE COVID-19

Fiscalização de Irati multa 108 pessoas por não usarem máscara

FAZER O BEM

Dom Sérgio abençoa alimentos doados pelo MST em Ponta Grossa

Comentários