Matrículas para cursos técnicos são prorrogadas até 19 de janeiro

Tanto os cursos de magistério quanto os técnicos são gratuitos e estão disponíveis em todos os 32 Núcleos Regionais da Educação do Estado

Inscrições podem ser feitas até dia 19 de janeiro (Foto: Arquivo/RSN)

O prazo de matrículas para cursos técnicos e de formação de docentes oferecidos pela rede estadual de ensino foi estendido até 19 de janeiro. Há 57 opções nas modalidades técnico subsequente (para os alunos que já concluíram o Ensino Médio) e técnico integrado (para estudantes que farão o Médio e o técnico na mesma instituição da rede). De acordo com as informações, existem ainda opções de cursos de formação de docentes, como o de magistério oferecido no Instituto de Educação do Paraná Erasmo Pilotto.

“Nossos futuros professores saem habilitados, formados em uma escola tradicional, com 144 anos de existência”, diz Marcia Murbach, diretora do Instituto de Educação do Paraná, em Curitiba. A instituição tem 100 vagas abertas para estudantes que vão ingressar no Ensino Médio e desejam ser professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I (anos iniciais).

“Durante a manhã, nossos alunos têm aulas da matriz curricular do Ensino Médio e disciplinas técnicas de formação de docentes. Já durante a tarde acontecem as atividades práticas”, explica a diretora.

Tanto os cursos de magistério quanto os técnicos são gratuitos e estão disponíveis nos 32 Núcleos Regionais da Educação do Estado. As aulas começam junto ao calendário escolar de 2021, em 18 de fevereiro. Confira os cursos disponíveis em cada cidade.

INSERÇÃO NO MERCADO

Estudantes que fizeram cursos técnicos relatam que conseguiram iniciar um empreendimento ou obter uma rápida inserção no mercado de trabalho. Um exemplo é Alan Clovis, de 18 anos, que trabalha como auxiliar no laboratório de Engenharia do Centro Tecnológico Univel, de Cascavel. Ele se formou em 2019 no curso técnico em Edificações no Ceep Pedro Boaretto Neto, na modalidade integrado.

“A capacitação foi muito importante para eu conseguir essa oportunidade de trabalho”, diz Alan. “Foi uma experiência única, muito importante para o amadurecimento e expansão de conhecimentos, tanto na área técnica quanto no preparo para uma carreira profissional”.

Leia outras notícias no Portal RSN

Relacionadas

AVANÇO

Em apenas um dia, Guarapuava confirma 4 mortes por covid-19

ATENÇÃO

5ª Regional de Saúde registra primeiro caso suspeito de Zika Vírus

FOLIA DO BEM

Shopping 'Cidade dos Lagos' entrega doações à Associação Canaã

Comentários