Inscrições para concurso de desenho terminam dia 30 de setembro

A temática é “Lugares do Paraná” e tem como objetivo incentivar os estudantes a refletirem sobre a história e a geografia paranaense

Requerimento on-line deve ser enviado por e-mail até a data limite (Imagem: AENPr)

Continuam abertas as inscrições para o 2º Concurso Paranaense de Desenho destinado a crianças e adolescentes de oito a 17 anos de escolas públicas de todo o Estado. A temática é “Lugares do Paraná”. O objetivo é incentivar os estudantes a refletirem sobre a história e a geografia paranaense e expressar com arte.

De acordo com as informações, o concurso é encabeçado pelo Centro Juvenil de Artes Plásticas da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura. Esta é a instituição estadual de ensino de artes visuais voltada a crianças e adolescentes. Além disso, se divide em duas categorias: crianças de oito a 12 anos e adolescentes de 13 a 17 anos.

O diretor do Centro e idealizador do concurso, Luiz Gustavo Vardanega Vidal Pinto, explicou que o objetivo é fomentar a imaginação das crianças. “Queremos fazer as crianças e adolescentes refletirem e viajarem neste momento que, por causa da pandemia do covid-19, não é possível conhecer nossos pontos turísticos fisicamente. E também incentivar as crianças através da arte”.

Kathellen Juliane Gonçalves da Silva, de 11 anos e estudante da Escola Estadual Ângelo Trevisan, em Curitiba, esteve em terceiro lugar na primeira edição do concurso com um desenho do portal da cidade histórica da Lapa ao lado de uma gralha azul e de uma araucária. “É muito legal porque incentiva a imaginação”.

Já Miguel Taborda Ribas, de 8 anos, estudante de Curitiba e que ficou em primeiro lugar em sua categoria, incentiva outros estudantes a também participarem. O desenho dele foi sobre a folclórica dança das fitas. “Foi muito bacana e fiquei feliz em ser o vencedor”.

EXPOSIÇÃO

A técnica livre é a principal exigência. Como grafite, lápis de cor, lápis aquarelado, aquarela, giz de cera, giz pastel, canetas hidrográficas, entre outras. Assim, a obra também deve ser inédita e original.

Assim, os 40 melhores desenhos estarão em uma exposição coletiva que será entre novembro e dezembro ainda sem local definido. Além disso, os três melhores de cada categoria receberão uma premiação especial. Um aparelho de videogame para os primeiros colocados de cada categoria. Além de kits de material artístico para os segundos e terceiros colocados. As inscrições para concurso de desenho terminam dia 30 de setembro.

E-mail para inscrição: educativocjap@gmail.com.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

PANDEMIA DE COVID-19

Em novo decreto, toque de recolher proíbe circulação de pessoas das 23h às 5h

REDE SOLIDÁRIA

'Mesa Brasil' alimenta cerca 12 mil pessoas em Guarapuava e Região

PREVISÃO DO TEMPO

Fim de semana será marcado por céu nublado em Guarapuava

Comentários