IBGE suspende concurso nacional em decorrência do novo coronavírus

Mais de 180 mil vagas estavam previstas. Outras pesquisas levantadas pelo instituto estão suspensas. A previsão é que a próxima contagem seja feita em 2021

IBGE suspende concurso nacional em decorrência do novo coronavírus (Foto: Divulgação/IBGE)

O concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de contratação temporária para o censo demográfico deste ano foi suspenso. O IBGE informou que quem já fez a inscrição do processo seletivo terá o valor devolvido.

Desse modo, o concurso foi cancelado devido a recomendação do Ministério da Saúde relacionado aos casos de contágio do novo coronavírus. De acordo com o instituto, o censo demográfico será ano que vem. A previsão é que a próxima contagem seja feita entre os dias 31 de junho a 31 de outubro de 2021.

Contudo, o IBGE se comprometeu a utilizar o recurso financeiro que seria usado este ano no combate a Covid-19. O censo mobilizaria mais de 180 mil recenseadores que visitariam cerca de 71 milhões de residências, aumentado o risco de proliferação do vírus.

Foram suspensas também as coletas domiciliares de pesquisas como, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNDA) e as do Índice de Preços ao Consumidor Amplo e do sistema nacional de pesquisas de custos e índices da construção civil.

Por fim, a suspensão da coleta presencial da PNAD Contínua e do IPCA não vai interromper a divulgação de dados sobre emprego e inflação. A partir desta semana, os agentes de pesquisa do IBGE farão a coleta por telefone e pela internet, seguindo as orientações do Ministério da Saúde.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

NA CONTRAMÃO

Em 'live', Bolsonaro critica o uso de máscaras e o isolamento social

EM FOZ DO IGUAÇU

Bolsonaro diz que aposta em Silva Luna na presidência da Petrobras

ACERTO DE CONTAS

Contribuinte já pode baixar Programa de Declaração do IR 2021

Comentários