IAT orienta população sobre entrada nos parques estaduais

No Monumento São João e em outros parques paranaenses, os visitantes devem tomar certos cuidados para evitar a propagação da covid-19

O novo projeto prevê a divisão do parque em sete zoneamentos (Foto: Reprodução/Foca na Folga)

Entrada apenas pelas portarias oficiais, com cadastro e uso de máscaras são algumas exigências para quem visita os Parques Estaduais do Paraná. Na Região, o Monumento Salto João não é diferente,

As orientações estão na Portaria nº 06/2021, publicada no início do mês pelo Instituto Água e Terra (IAT), órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest).

A Diretoria de Patrimônio Natural do Instituto elaborou, ainda, o Informativo nº 01/2021, com orientações às administrações das Unidades e à população. A fim de evitar transtornos, é indicado que o visitante ligue com antecedência para verificar a disponibilidade de vagas.

A fim de evitar aglomeração, o horário de visitação nas 21 Unidades é das 8h às 17h. Além disso, a capacidade máxima de público reduziu-se em 50%,

Ainda de acordo a publicação, está proibida a prática de esportes coletivos nas dependências das UCs, bem como a promoção de eventos. Também estão vetados os acampamentos, fogueiras e comercialização de serviços dentro dos parques.

OUTRAS ORIENTAÇÕES

De acordo com o diretor de Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto, é importante a atenção e o respeito às medidas de combate ao covid-19 para a segurança de todos. “Com o respeito aos protocolos, é possível que as Unidades de Conservação fiquem abertas para que todos possam visitá-las”.

As portarias dos Parques Estaduais devem ter álcool em gel à disposição do público. As administrações devem aumentar a higienização das dependências e medir a temperatura dos visitantes. Todavia, turistas com medição de temperatura corporal acima de 37,8ºC terão o acesso negado ao parque.

Ao todo, são 21 Parques Estaduais para visitação abertos ao público no Paraná.

INFRAÇÃO

Contudo, caso o visitante não siga as determinações impostas pelo órgão ambiental, isso acarreta em infração ambiental prevista no Decreto Federal nº 6.514/08. O decreto dispõe sobre as infrações e sanções administrativas ao meio ambiente.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

ATENTE AO PRAZO

Prorrogado prazo para entidades que atendem crianças pleitearem recursos

CORRE SE INSCREVER

1º Juizado Especial Cível abre vaga para estágio em Guarapuava

RECESSO

Shopping está com atendimento especial na Praça de Alimentação

Comentários