Com crescimento de 14%, Paraná amplia liderança na produção de tilápias

Seis em cada dez peixes cultivados no Brasil são tilápias, o que faz do país o quarto maior produtor do mundo

Com crescimento de 14%, Paraná amplia liderança na produção de tilápias (Foto: Reprodução/AEN)

O Paraná ampliou a liderança nacional na produção de tilápias. O volume em 2020 chegou a 166 mil toneladas, um aumento de 14% em relação a 2019, quando comercializadas 146.212 toneladas. O resultado é cerca de 135% superior ao obtido por São Paulo, vice-líder com 74.600 toneladas. O levantamento foi divulgado pela Associação Brasileira de Piscicultura, dentro do anuário Peixe BR 2021.

Dessa maneira, o bom desempenho do estado puxado pelo modelo cooperativista de integração. Cooperativas como Copacol e C.Vale, ambas instaladas na Região oeste, fizeram com que a piscicultura paranaense crescesse em um ritmo maior do que o restante do país.

Assim, o governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou que o Estado tem vocação para o cultivo de peixes, particularmente a tilápia, que tem sido incentivada continuamente.

Entre os fatores que contribuem estão o rigoroso controle de sanidade dos pescados e uma assistência técnica qualificada.

Ele lembrou também que o Governo do Paraná aprovou uma legislação ambiental ao mesmo tempo simples e ativa na garantia da qualidade e respeito à natureza, além de alocar recursos por meio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) para ajudar as cooperativas a investirem no setor.

Além disso, estamos incluindo a piscicultura no Banco do Agricultor, um grande programa de incentivo à agropecuária paranaense lançado nos próximos dias.

De acordo com a associação, seis em cada dez peixes cultivados no Brasil são tilápias, o que faz do país o quarto maior produtor do mundo. A produção da espécie mais importante da piscicultura brasileira atingiu 486.155 toneladas em 2020 (60,6% do total da piscicultura). Desse modo, o crescimento é de 12,5% em relação a 2019 (432.149 toneladas). Puxada pelo Paraná, a Região Sul lidera a produção de tilápia com 44% do total do País – 213.351 toneladas.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

BOLETIM COVID

Saúde de Guarapuava confirma mais uma morte neste domingo (11)

INCENTIVO

Nova fase do Cartão Futuro vai alcançar jovens até 21 anos

MAIS PRAZO

Senado aprova prorrogação da entrega do IR da Pessoa Física

Comentários