‘Cidade dos Lagos’ sedia curso de engenharia biomédica e Campo Tech Park

Campo Real anunciou o curso que vai formar profissionais capacitados a analisar, projetar e desenvolver equipamentos e programas na saúde

‘Cidade dos Lagos’ sedia curso de engenharia biomédica e Campo Tech Park(Foto: Junior Guimarães/RSN)

O bairro planejado ‘Cidade dos Lagos’, em Guarapuava, sediará uma unidade descentralizada do Centro Universitário Campo Real. Atraído pelo Centro de Inovação Tecnológica ‘Cilla Tech Park’, o Centro Universitário cria o Campo Tech Park numa das torres do bairro. De acordo com a Campo Real, esse espaço abrigará a Evolve, que é a incubadora com capacidade para cinco empresas. Além de sediar os laboratórios de última geração do Real Ipex.

O ponto alto do anúncio dessa quinta (21) é a criação do curso de engenharia biomédica, o segundo do país. Também sediado no Campo Tech o curso abrirá 30 vagas, segundo o pró-reitor de planejamento, Adailton Marcelo Lehrer. “A nossa expectativa é de ofertar o primeiro vestibular ainda neste semestre”.

‘REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA’

Para o empresário Odacir Antonelli, a iniciativa é mais uma ferramenta para uma “revolução tecnológica” na área da saúde. “Hoje é um marco histórico”. Ele lembrou que o bairro já conta com o Hospital Regional, o Câncer Center, o IPEC e agora o Campo Tech Park. Outras empresas já estão vindo e temos ainda conquistas para anunciar nos próximos dias. Vamos criar aqui o Vale do Genoma“.

De acordo com o presidente do Conselho do Cilla Tech Park, Sandro Abdanur, a parceria com  o ‘Campo Real’ consolida, mais uma vez, o objetivo do Centro. “Queremos desenvolver iniciativas empreendedoras de cunho tecnológico. Assim estaremos promovendo o desenvolvimento sustentável de Guarapuava e Região. Além de gerar empregos, incentivar o empreendedorismo, formar mão de obra qualificada e promover a inclusão social”.

(Foto: Junior Guimarães/RSN)

Já o prefeito Celso Góes disse que está há apenas 19 dias na Prefeitura. Todavia, Guarapuava já dá mais um salto para se consolidar como polo tecnológico estadual. “Uma das metas do nosso mandato é continuar investindo em tecnologia e inovação”.

O CURSO

Apesar de ser criado recentemente no país, o curso de engenharia biomédica, já assumiu um lugar de destaque dentre os cursos de Engenharia. Isso pela necessidade de utilizar a tecnologia em prol da Medicina. Ou seja, pela demanda de soluções eficazes nos diagnósticos e na prevenção de problemas de saúde.

Assim sendo, oferecido na modalidade de bacharelado, forma profissionais capacitados a analisar, propor, projetar e desenvolver equipamentos e programas de computador que auxiliem e deem mais segurança aos profissionais no diagnóstico e tratamento de doenças.

O CAMPO TECH PARK

Localizado numa das torres do bairro ‘Cidade dos Lagos’, o novo espaço do ‘Campo Real’ se traduz num polo avançado de tecnologia e desenvolvimento. Ocupando um andar da torre, abrigará a Evolve. Assim, a incubadora estará dividida em dois espaços de trabalho. De acordo com o projeto, a capacidade comporta cinco empresas incubadas. De acordo com o professor Adaílton, contribuirás para a formação profissional dos acadêmicos. “Vai impulsionar as carreiras e o desenvolvimento de Guarapuava e Região”.

Também no mesmo andar estarão os laboratórios de pesquisa e biotecnologia. “Serão novos e modernos equipamentos pensados para o conforto dos alunos e pesquisadores”.

Por fim, com a chegada do novo curso, o Campo Tech Park contará com salas de aula projetadas para atender o uso de metodologias ativas. Assim, os usuários do novo espaço também terão uma sala de reunião para 16 pessoas e equipamentos de vídeoconferência.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Relacionadas

PESQUISA

Unicentro repassa à Prefeitura de Guarapuava diagnóstico sócio-ambiental do Rio das Pedras

POSICIONAMENTO

Unicentro se posiciona sobre decreto com restrições e novas medidas

MUDANÇAS

Novo Ensino Médio tem consulta à comunidade até amanhã (28)

Comentários