Apenas duas cidades da 5ª Regional não têm suspeita de covid-19

No Paraná a doença já está presente em 93% dos municípios. Os sete primeiros dias de julho registraram 11.322 casos e 202 mortes no PR

Apenas as cidades de Laranjal e Boa Ventura do São Roque não têm casos na regional  (Foto: Agência Brasil)

Dados da Secretaria de Saúde do Paraná apontam que apenas dois, dos 20 municípios que integram a 5ª Regional de Saúde, que tem sede em Guarapuava, não registraram nenhum caso suspeito de covid-19. Laranjal e Boa Ventura do São Roque não tiveram nenhum registro da doença.

Além disso, Campina do Simão é a única que ainda não confirmou casos da doença, apesar de estar com 12 pacientes em investigação. Turvo confirmou o segundo caso nesta semana. Desse modo, todas as outras cidades da regional, tem mais de três casos confirmados em cada.

Em Guarapuava, a Saúde do município, já confirmou 274 pacientes com a doença. No entanto, 118 pacientes já se recuperaram. O primeiro caso confirmado em Guarapuava foi em 26 de março.

Já os primeiros casos confirmados no Paraná foram em 12 de março em duas cidades. Até o dia 7 de julho, a Secretaria de Saúde contabilizou que 373 cidades já registraram pelo menos um caso.

DADOS ALARMANTES

A Secretaria destacou que a evolução é significativa em julho. Os sete primeiros dias do mês concentraram 11.322 casos, ou 33% de toda a pandemia, iniciada em março. Em relação às mortes já são 202 apenas neste mês, 24% do total registrado no ano.

Além disso, o aumento significativo nos últimos 40 dias tirou o Paraná da liderança do índice de casos por 100 mil habitantes, alcançada desde o começo da pandemia com o esforço da sociedade e do Governo do Estado.

Os primeiros seis casos, divulgados no dia 12 de março, foram registrados em dois municípios: Cianorte e Curitiba. Eram pessoas que viajaram para o Exterior e retornaram infectadas. Assim, com o passar dos dias, a circulação e deslocamentos constantes alteraram o padrão e começou a transmissão comunitária.

Um mês depois, em 12 de abril, o monitoramento da secretaria registrava 738 casos em 78 cidades e 30 mortes em 14 municípios do Estado. Outros 30 dias depois, em 12 de maio os casos mais que dobraram em quantidade de pacientes e municípios: 1.906 confirmados em 158 cidades e 113 mortos em 44 cidades.

Além disso, no dia 12 de junho a Secretaria da Saúde divulgou 8.705 casos registrados em 296 municípios e 294 mortos em 100 municípios. Até o dia 7 de julho, 117 dias após os primeiros casos, o Paraná registra 33.939 casos em 373 municípios e 837 pacientes que morreram em 164 cidades.

DESAFIO

Por fim, o Secretário de Saúde Beto Preto, explica que a covid-19 representa um desafio para a administração pública e para a sociedade. “O avanço da doença é assustador quando olhamos para o mapa e os números. Mas é muito cruel porque perdemos 837 cidadãos neste curto período”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

NOTA OFICIAL

Acig afirma que entrará com mandado de segurança para retorno das atividades

CAOS

Pérola do Oeste emite nota alertando cenário caótico

OPORTUNIDADE

Curso de Confeitaria é alternativa para quem busca renda extra

Comentários