Antiga sede da catedral passa a ser santuário no dia da Padroeira

Denominação de santuário é autorizada pelo bispo diocesano. Alteração da nova sede depende de comunicação ao Vaticano, diz padre Jean

Antiga sede da catedral passa a ser santuário no dia da Padroeira (Foto: Diopuava)

A programação religiosa para celebrar a Padroeira, Nossa Senhora de Belém, no 2 dia de fevereiro, terá mais um motivo especial. A bicentenária catedral passará a ser santuário. A nova sede construída ao lado da antiga igreja, passará a ser a Catedral.

De acordo com o pároco, Padre Jean Patrik, as alterações dependem de trâmites burocráticos. A primeira dele é simples, pois o próprio bispo diocesano, Dom Amilton Manoel da Silva, dará a autorização. Entretanto, quando se trata da elevação à Catedral, o Vaticano deverá receber a comunicação.

Construída há 202 anos, a história da hoje Catedral se confunde com a fundação do Município. E será nesse templo bicentenário que haverá celebrações de missas, novenas, acolhimento a peregrinos. “É um local para pedir bênçãos e graças”.

(Foto: arquivo/RSN)

Conforme o padre João Patrick, a nova sede por ter capacidade para 1,5 mil pessoas sediará celebrações de grande porte. “As missas de domingo também continuarão sendo celebradas ali”. Todavia, por causa da pandemia, o templo está recebendo somente 400 pessoas.

INVESTIMENTO

Com cerca de R$ 5 milhões já investidos, a obra da nova Catedral está 70% concluídos. Entretanto, para os outros 30% ainda falta recursos, estimados em R$ 700 mil. De acordo com o padre Jean Patrick, faltam detalhes internos e externos, como climatização, pintura, sacrário, entre outros.

Construída há 20 anos, a obra tem como idealizador o padre José de Paulo Bessa, em 1997. O projeto arquitetônico original é assinado por de Paulo Ernesto Siqueira Martins. De acordo com o projeto, a obra tem dois ‘braços’ que abraçam a igreja antiga”. Assim, no lado esquerdo, onde atualmente existe um salão, o projeto prevê o ‘segundo’ braço da catedral. Conforme o projeto, quando concluído, em toda a quadra ficarão somente as duas igrejas.

RESTAURAÇÃO

(Foto: Diopuava)

Considerada uma das igrejas católicas mais bonitas do Estado, a Catedral Nossa Senhora de Belém,  já passou por restaurações e mudanças. Uma delas, na década de 1990, antecedeu o início da obra físico do novo templo. Entretanto, segundo o padre Jean Patrick, nova restauração se faz necessária. “Precisa de pinturas externa e interna. Há muitas infiltrações”.

Leia novas notícias no Portal RSN.

 

 

.

 

Relacionadas

ATENTE AO PRAZO

Prorrogado prazo para entidades que atendem crianças pleitearem recursos

CORRE SE INSCREVER

1º Juizado Especial Cível abre vaga para estágio em Guarapuava

RECESSO

Shopping está com atendimento especial na Praça de Alimentação

Comentários