Alfa Rede de Ensino celebra conquistas e lança novidades em Guarapuava

Há pouco mais de um ano em funcionamento na cidade, colégio repete sucesso com a cultura já implantada em outras unidades no Paraná e Santa Catarina

A instituição une afetividade e excelência acadêmica (Foto: Ascom)

Quem diria que a melhor resposta ao distanciamento seria a conexão? Não se trata da conexão enquanto ferramenta, mas sim, de sentimento: o ato de uma pessoa se ligar à outra, de criar vínculo, de gerar afeto. No incerto 2020, quando a educação foi colocada à prova de diferentes formas, esse foi o meio encontrado pela unidade do Alfa Rede de Ensino para conquistar seu espaço em Guarapuava. A marca, que chegou ao município em 2020, usou sua base sólida, lapidada em seus mais de 30 anos de história, para fechar o ano colecionando vitórias.

O ano letivo estava todo desenhado para ser dentro dos padrões. Porém, em uma sexta-feira de março, as aulas eram presenciais, e na segunda-feira subsequente todo o conteúdo já estava sendo transmitido on-line, devido à necessidade de fechamento das escolas por conta da pandemia de Covid-19. “Começamos com aulas gravadas e, pouco tempo depois, iniciamos as aulas ao vivo. Então, fizemos lives, gincanas, atendimentos com nosso psicólogo. Foram diversas estratégias para manter os alunos motivados”, relata a diretora do Alfa Guarapuava, Fernanda Zini.

Gabriel Vinicius Muffato, aluno de Pré-vestibular, conseguiu se organizar com os estudos em casa, mas enfatiza a condução assertiva que teve por parte dos professores. “Com poucas semanas de aula presenciais, já foi possível criar uma grande ligação com os professores. Eu agradeço a organização de todos. Mesmo nesse período complexo, todos estavam dispostos a nos ajudar para que conseguíssemos realizar nossos sonhos”, elogia.

Fazer a transição de maneira tão suave e empática só foi possível pela cultura que já faz parte da Rede e é aplicada em suas 16 unidades no Paraná e em Santa Catarina, com cerca de 9 mil alunos. “Não se trata de experimentação. O que estamos trazendo para Guarapuava são projetos já implantados com sucessos em nossas outras unidades. Desejamos formar pessoas que se comunicam com o mundo, e utilizamos aqui a fórmula que, comprovadamente, já tem dado certo”, destaca o diretor-geral do Alfa Rede de Ensino, Orlando Filho.

Os resultados não ficaram apenas nos laços criados com os alunos, mas se consolidaram com números. O desempenho nos vestibulares é um dos principais termômetros para observar se o trabalho está dando certo, e a resposta foi bastante positiva: no vestibular para o curso de Medicina do Centro Universitário Campo Real, o primeiro e o segundo lugares foram do Alfa Guarapuava. Além disso, foram mais 26 aprovações de alunos Alfa em Medicina em outras instituições de ensino superior.

 2021 COM NOVOS SEGMENTOS

Depois de um ano consolidando a implantação da primeira unidade do Alfa Rede de Ensino em Guarapuava, agora a equipe inicia a fase de expansão dos segmentos educacionais, começando pela inserção do Ensino Fundamental I e II a partir deste ano. Em 2020, a estrutura, que fica na Rua Dr. Laranjeiras, 564, no Centro, recebeu inicialmente turmas de Ensino Médio e Pré-vestibular. Agora, o mesmo prédio que já foi construído com o planejamento para ampliações, vai abrigar as turmas de Ensino Fundamental.

Em ambos segmentos, os alunos de Guarapuava terão a oportunidade de participar de projetos já consolidados, como o LIV, Laboratório Inteligência de Vida, que trabalha as habilidades socioemocionais nas diferentes etapas. “Junto do nosso programa de excelência acadêmica, o LIV faz com que possamos formar um aluno capaz de chegar onde quer, seguro emocionalmente, e também ciente das ferramentas que poderá usar quando chegar no lugar em que almeja”, detalha Orlando.

Para uma reflexão sobre o papel do aluno dentro da sociedade e como as suas ações impactam o meio em que ele vive, a Rede conta também com o Projeto Cidadania. Alunos do Ensino Fundamental II, a partir de uma construção colaborativa de aprendizado, compreendem na teoria e na prática quais são seus direitos e deveres enquanto cidadãos. Outro diferencial pedagógico é o TEC (Tecnologia e Experiências Criativas), que tem como objetivo implementar um currículo pedagógico global de tecnologia. Os alunos colocam a “mão na massa” para fazerem descobertas por meio de experimentos.

2022 ESTÁ LOGO ALI

Em 2022, será a vez de Guarapuava conhecer mais uma proposta de sucesso da Rede: a Educação Infantil Bilíngue, que coloca os estudantes em contato com Inglês de uma maneira muito natural desde muito cedo. “Preferimos não implantar o Ensino Bilíngue neste ano, porque entendemos que é um momento bastante sensível para as famílias que têm filhos na Educação Infantil. Para nós, o projeto bilíngue que adiamos para o ano que vem em Guarapuava precisa ser feito de forma estruturada. Nós não acreditamos em fazer bilíngue por fazer: acreditamos em um ensino da língua com consistência”, reforça o diretor-geral.

Com a instauração de mais esse pilar à vista, o Alfa Guarapuava consolida sua base para formação de cidadãos globais. “Para nós, cidadão global é uma pessoa que tem fluência em outra língua, que sabe lidar com as emoções, que conhece de cidadania e que consegue conquistar resultados. Para isso, temos o Programa Bilíngue, o Programa de Habilidades Socioemocionais, a Aula de Cidadania e, além disso, a nossa cultura de excelência, em que o aluno aprende realmente a estudar, a criar rotina, criar consistência e chegar no Ensino Médio com muito preparo para conseguir alcançar o resultado que ele queira”, finaliza.

SOBRE A REDE DE ENSINO

O Alfa Rede de Ensino surgiu há mais de 40 anos, tendo como sonho criar uma educação de qualidade no interior do Paraná, que evitasse que os alunos tivessem que sair de suas cidades de origem para estudar em Curitiba. Atualmente, é uma escola destaque em resultado acadêmico, além de acompanhar a evolução do sistema educacional brasileiro e todas as suas modificações.

Após sua consolidação como ensino de qualidade em sua cidade natal, Cascavel, tornando-se quem mais aprova em Medicina de todo o Paraná, a rede de ensino passou a fazer parte do Eleva Educação, um grupo educacional que deseja transformar o Brasil por meio da educação e assim, há quatro anos, a marca vem se expandindo para cumprir essa missão.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

ATENTE AO PRAZO

Prorrogado prazo para entidades que atendem crianças pleitearem recursos

CORRE SE INSCREVER

1º Juizado Especial Cível abre vaga para estágio em Guarapuava

RECESSO

Shopping está com atendimento especial na Praça de Alimentação

Comentários