5ª Regional de Saúde terá 5.920 doses de vacina para 20 municípios

A primeira aeronove com parte das 265 mil doses repassadas pelo Ministério da Saúde já aterrissou no aeroporto Afonso Pena

5ª Regional de Saúde terá 5.920 doses de vacina para 20 municípios (Foto: Eduardo Matysiak)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) atualizou as informações sobre a chegada das doses da vacina contra a covid-19 no Paraná. De acordo com a chefe regional da 5ª Regional de Saúde, Eliane Harmuche, a primeira de três aeronaves chegou no aeroporto Afonso Pena pouco antes das 19h desta segunda (18). A primeira remessa contém 50 caixas com doses da vacina. Já a segunda aeronave, da empresa Azul, deve chegar por volta das 20h30. O último voo que transporta vacinas é da Gol. Deve aterrissar no Afonso pena por volta das 23h. Conforme o governo do Paraná, todas as doses ficarão armazenadas no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar).

Assim sendo, com a primeira carga com as mais de 265 mil doses repassadas pelo Ministério da Saúde será possível vacinar 1,1% da população paranaense com deficiência em instituições inclusivas.

De acordo com a Agência Estadual de Notícias, a vacinação para marcar o início do processo no Paraná, acontecerá no Hospital do Trabalhador, em Curitiba. Um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem serão vacinados com a presença do secretário de Saúde, Beto Preto

POUCO MAIS DE 5 MIL DOSES

Conforme a Sesa, para a regional de saúde sediada em Guarapuava, virão 5.920 doses. Estas, porém, se destinam aos 20 municípios que compõem a 5ª Regional de Saúde. “Neste momento as doses destinam-se aos profissionais da linha de frente, idosos institucionalizados e indígenas”.

Conforme o Plano Estadual de Vacinação, com a primeira carga 126.204 pessoas receberão a vacina. Assim sendo, a meta possível é vacinar todas as pessoas com 60 anos ou mais que estão institucionalizadas. Além de todos os indígenas em terras demarcadas no Paraná. Entretanto, entre os trabalhadores de saúde, 102.960 tomarão a vacina agora. Porém, quase 170 mil profissionais não vão tomar a vacina nesta primeira remessa. Segundo Eliane, as doses deverão chegar conforme a distribuição do Ministério da Saúde.

É APENAS O COMEÇO

Entretanto, as doses destinam-se, neste primeiro momento, ao público previsto no Plano Estadual de Saúde. Para se ter uma ideia, somente em Guarapuava, segundo a Saúde Municipal, são mais de 3,4 mil trabalhadores na Saúde. Todavia, pelos cálculos da Saúde Estadual, o público alvo da 5ª Regional, segundo a prioridade, mostra outro número: 3.114 nos 20 municípios. Consta também 276 idosos institucionalizados e 2.250 indígenas em terras demarcadas. Esses números totalizam 5.640 pessoas. Se esses números se confirmarem, sobrariam 280 doses, considerando o número destinado à Regional.

De acordo com Eliane Harmuch, caso o tempo permita, as doses serão transportadas a Guarapuava de avião. Caso contrário, a 5ª Regional irá buscar o lote em Curitiba. A decisão será tomada às 8h30 desta terça (19).

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

SURTO DE COVID-19

Saúde de Guarapuava confirma 71 novos casos e fiscais fecham sorveteria

DESAPARECIDO

Mãe procura por adolescente de 16 anos que está desaparecido

CORRE SE INSCREVER

1º Juizado Especial Cível abre vaga para estágio em Guarapuava

Comentários